sexta-feira, 29 de julho de 2011

Itália



Pisa

Vou começar a contar neste post sobre nossa aventura pela Itália.
Foram 6 cidades em 10 dias e posso dizer que caminhamos muuuuuuuuuuuuiiitttttttooooooo. Mas cada dia valeu muito a pena. Tudo o que fizemos, conhecemos, comemos e cada detalhe marcou nossa passagem por este país, de pessoas e hábitos muito semelhantes aos do Brasil.

Nossa chegada foi no aeroporto de Pisa, cidade da Toscana, na Itália central. Com mais ou menos 100.000 habitantes, é conhecida por sua torre pendente, mas reserva outras belezas e encantos, como as muralhas medievais, suas ruas estreitas típicas da Itália, o Duomo, Battistero, Campo Santo, Museo delle Sinopie, Museo dell’Opera del Duomo e a Piazza dei Cavalieri. Nós ficamos apenas um dia em Pisa, mas para conhecer suas atrações turísticas não precisa mais que isso, pois tudo fica pertinho. Você só precisa se organizar para conseguir visitar todos esses lugares num dia, principalmente se deseja subir na torre, pois não é apenas chegar e subir (tem horários específicos para fazer a visita). Bom, no bom italiano: Cuanto custa? Para visitar a torre 15 euros por pessoa, para visitar o restante tem um pacote de 10,00 euros por pessoa. Bom, nós não subimos na torre, pois além de acharmos um absurdo 15,00 euros por pessoa, perdemos os horários do tour. Iamos embora à tarde e o horário do trem não permitia que nós esperássemos pelo horário do próximo tour. Mas visitamos todos os outros lugares, sem falar que assistir as pessoas tentando fazer a clássica foto segurando a torre e tentar acertar a nossa foto também empurrando ou segurando a torre, já nos satisfez. Todos os lugares são supreendentes, a Torre de Pisa tem 838 anos. Sua construção começou em 1173 e já teve problemas desde o início. Seu arquiteto foi Bonanno Pisano, e quando estavam no terceiro nível de colunas, ela já começou a inclinar. Hoje são mais de 5 metros de inclinação, sendo que aumentava cerca de 1cm por ano. Tanto que as visitas foram suspensas em 1990, quando fizeram uma reforma, e então reabriram em 2001. 
Os demais lugares são encantadores, transpiram arte por todos os cantos, mas presenciamos um momento muito legal no Battistero, que dizem que não é sempre que acontece. No dia que estávamos lá um dos seguranças fez uma pequena introdução cantando para mostrar a acústica do lugar... e foi de arrepiar... nós estávamos no último andar e ele cantava na parte térrea do battistero e a música ecoava varias vezes. Realmente encantador. Depois disso visitamos o Campo Santo, que abriga túmulos de personalidades importantes de pisa, um prédio imponente do lado direito do Duomo, com arquitetura característica de um monastério. Bastante interessante!!!
As muralhas medievais têm suas ruínas espalhadas por toda a cidade e foram construídas a partir de 1155. Inclusive no caminho que se faz até a Torre se encontra uma parte das ruínas.
Tivemos uma ótima estadia em Pisa. O dia foi ensolarado, caminhamos a noite pela cidade sem problemas, recebemos ajuda de um funcionário da estação de trem quando precisamos e tomei meu primeiro sorvete italiano (que realmente é delicioso!!!). 
No final deste post estou colocando algumas dicas sobre Pisa.

No próximo post vou contar sobre Lucca, nosso segundo destino na Toscana.


Piazza Della Stazione

Rio Arno

Muralhas medievais

Essa eu tive que registrar...Todo mundo tentando fazer uma fotinho segurando ou empurrando a torre!!!rsrs
Duomo

Interior do Duomo






Battistero



Camposanto






Museu della sinopie: roupas usadas no filme Romeu e Julieta










Dicas Finais:
* Compre antecipado seu ticket para visitação dos principais pontos turísticos através do site: http://www.florence-tickets.com
* Dica de Hotel: http://www.hotelterminusplaza.it/ BBB (Bom, bonitinho e barato), além de estar bem localizado, tem quartos com ar-condicionado, Breakfast muito bom e variado e quase do lado da Estação de trem. 
* Se você for pra outras cidades pode comprar seu ticket de trem antes pelo site: http://www.trenitalia.com/ 
Bom, por enquanto é isso, nos próximos post coloco mais algumas coisas....Ciao


quarta-feira, 27 de julho de 2011

Midnight Tango

Depois de alguns dias afastada por uma boa causa, estou de volta e cheia de novidades.
Antes de contar sobre nossa viagem inesquecível pela Toscana italiana, quero contar sobre um programa que fizemos dois dias antes da viagem.
Fomos assistir um show de tango. Eu particularmente nunca havia assistido a um show de tango, só visto na tv, um casal dançando ou na rua, no calçadão de Balneário Camboriu tem muito disso. Mas esse foi num teatro, diga-se de passagem incrível, conhecido como Hippodrome, aqui em Bristol. 
Para quem não sabe, o tango é originário de uma mistura de ritmos mais precisamente em Buenos Aires no século XIX. Era sempre associado a bordéis ou cabarés, e impróprio para ambientes familiares. A música era tocada por violão, flauta e violino, mas logo depois a flauta foi substituída por “bandoneón”, uma espécie de sanfona. Os grandes nomes do tango são Carlos Gardel e Astor Piazzola. Hoje o tango é mundialmente conhecido e admirado por sua coreografia sedutora, com seus passos largos e elegantes e pela sua música com ritmo de milonga.
Foram duas horas de show, com um intervalo de 15min e tinham cinco casais dançando, com música ao vivo. O nome do musical é o nome do título do post, MIDNIGHT TANGO, e tinha como principal casal os dançarinos Vicent Simone e Flávia Cacace. Eles são bastante famosos por aqui, pois participavam de um programa semelhante ao “Dança dos Famosos” aqui na Inglaterra. Então foi um sucesso, foram muito ovacionados quando adentraram ao palco. Para quem aprecia dança e música, esse foi um programa nota 1000. Para mim foi uma experiência maravilhosa, amamos a apresentação, muito bem dançada e a música muito bem tocada e cantada. Tiramos algumas fotos, mas não ficaram muito boas, pois não podíamos usar flash e ficaram meio escuras. Mas eu dei uma filmadinha de uns 6min (hauhauhau) e vou colocar um trechinho para vocês.




quarta-feira, 6 de julho de 2011

Cardiff – Part II


Nosso segundo e último dia em Cardiff tinha como primeiro destino o Cardiff Castle, grande e imponente castelo no centro da cidade. Estava um dia maravilhoso de sol (assim como os outros dois dias que estivemos por lá). Com nossas mochilas nas costas saímos para pegar o ônibus, mas por 3 minutos acabamos o perdemos. Então, voltamos para o hotel e pedimos um taxi, que por sinal não foi nada caro (como as outras coisas em Cardiff, comida, bebida e hospedagem). Nosso motorista era super simpático e gentil... era turco e estava dirigindo uma BMW. Ficamos de brincadeira com ele no carro, pois estávamos nos sentindo o máximo, com motorista e ainda numa BMW... rsrsrs... E no final ainda ganhamos lembrancinhas turcas... realmente ele foi demais conosco.
Bem, o Cardiff Castle é um dos maiores orgulhos de País de Gales. Com 2000 anos de história, foi construído em 55 dC pelo exército romano, reconstruído em 1091 pelos normandos e em 1868 foi renovado durante a era vitoriana, pela família Bute, que transformou o castelo em uma romântica arquitetura vitoriana gótica. É hoje considerado uma obra inigualável, por ter um interior rico em detalhes, com esculturas trabalhadas com ouro nas paredes, tetos, escadarias e por sua estrutura com grande revival gótico. Você faz o tour pelo castelo com ajuda de um áudio, que não tem em português do Brasil, mas sim de Portugal, que já é alguma coisa, isso se você não quiser usar o em inglês, espanhol, francês, etc etc. Cada lugar do castelo tem seu marco histórico, até concertos de Rock e outras performances o castelo já sediou (Stereophonics ao vivo em 1998, Green Day em 2002 e Tom Jones gravou seu DVD ao vivo em 2001). Mas desde muito antes o castelo já recebia grandes multidões. Em 1948 16.000 pessoas assistiram a vitória do País de Gales sobre a Inglaterra num jogo de baseball.
Nos encantamos, e acho que não poderia ser diferente... Muitas histórias, artes, natureza, genialidade e visionísmo por parte da família Bute, que lutou para conservar as riquezas não somente deste castelo, mas dos outros dois que visitamos anteriormente. Os detalhes estão impregnados em cada canto, nas paredes, nos muros, nas esculturas, é entrar e viver algumas horas nos séculos passados.
Nosso roteiro tinha mais 7 pontos turísticos para serem visitados em Cardiff, mas o castelo de Cardiff nos roubou todo tempo destinado a ao menos 5 destes lugares. Como meu marido diz: “Temos que nos sentar e apreciar a obra de arte, sentir e absorver sua história”. E digo que realmente ele tem toda razão, para aproveitar todas as informações concedidas pelas riquezas do ambiente, você tem que ABSORVER, digerir cada detalhezinho. É bom demais!!!
Fomos almoçar em uma das principais avenidas da cidade, conhecida como Queen Square. Lá estão as famosas ARCADE, que são mini shoppings com lojas e restaurantes. Pelo caminho já passamos por alguns dos nossos pontos turísticos marcado no roteiro, mas foi só uma olhadinha básica, pois queríamos ir visitar o Millenium Stadium. No País de Gales o principal esporte é o Rugby. Durante uma de nossas refeições assistimos uma partida e particularmente achei bem legal (é meio parecido com futebol americano) . Infelizmente nossa visita não teve muito sucesso, pois tivemos apenas acesso ao campo de treinamento deles, que tem o tamanho de um campo de futebol, bem grandinho por sinal. Queríamos entrar no estádio que era imenso e bonito, pelo que vimos na nossa espiadinha.  Mas tudo bem, já estávamos realizados com nosso passeio e nosso último lugar de visita foi o Jardim do Castelo, que fica ao lado do castelo de Cardiff. Acho que nem preciso dizer que também é maravilhoso, fica ao lado da baia de Cardiff, de onde partem barcos que levam aos principais pontos turísticos ao redor da baia. Infelizmente este passeio ficou para a nossa próxima visita.
Foi DEMAIS esse passeio, em inglês AWESOME e em welsh ANHYGOEL!!! Aproveitamos muito, absorvemos muita história, nos divertimos e amamos Wales, pois é uma cidade limpa, pessoas educadas, muita natureza, comida boa, bebida boa e o mais legal de tudo é uma cidade barata, você aproveita tudo com muito gosto.
Espero que tenham gostado deste nosso passeio e tenham aprendido e absorvido alguma coisa conosco.
Até o próximo post...
Nosso simpático e estiloso motorista e sua BMW... 

Entrada do Cardiff Castle

Simbolo do País de Gales
Com direito a Banda como fundo musical...rsrs
Uma das Arcades de Cardiff
Uma das mais famosas ARcades, Queens Arcade
Millenium Stadium
Cardiff Garden