sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Florença


 Antes de começar a falar sobre Florença, gostaria de dedicar esse blog e meu respeito, amor, carinho e admiração à minha maravilhosa MÃE que está de aniversário hoje, e que por um pequeno detalhe do destino está longe de mim em distância, pois quem está no coração nunca está longe. Mãe TE AMO, FELIZ ANIVERSÁRIO e que Deus continue te abençoando!!!!

Até agora preciso pensar um pouco antes de escrever Florença (português), pois tem mais duas variações: Florence (inglês) e Firenze (italiano). Florença é a capital da toscana, e também a maior cidade, com cerca de 370 mil habitantes, reserva muitas belezas artísticas. Não poderia ser diferente para a cidade berço do renascimento italiano. Foi considerada por muito tempo a capital da moda, mas foi desbancada por Milão.
Do séc. XV até o séc. XVIII Florença foi governada pela família Médici, o que possibilitou o surgimento de grandes talentos artísticos como: Michelangelo, Da Vinci, Donatello, Dante, Brunelleschi, Maquiavel, resultando nessa beleza arquitetônica, na qual nos encantamos hoje.
Uma cidade monumental, que já deixa qualquer um em estado de deslumbramento quando avista a imponente e majestosa Cattedrale di Santa Maria del Fioro, conhecida como Duomo. Situada na Piazza Del Duomo, é o principal cartão postal de Florença. Logo em frente, o esplendoroso Battistero di San Giovanni, com suas detalhadas portas de bronze, chamadas de Portão do Paraíso, feitas por Ghiberti, que começou a fazer com 23 anos e acabou com 44 anos. É a construção mais antiga da cidade, do século V e o lugar onde Danti Alighieri foi batizado.
Nossa primeira expressão quando chegamos lá foi: “Meu Deus que lugar é esse?” Por dois motivos: primeiro pela beleza do Duomo e do Battistero e segundo pela multidão que se aglomerava entre esses dois monumentos históricos. Era tanta mais tanta gente que até pensei que estivesse acontecendo alguma programação. Esse é um dos pontos negativos em visitar essas cidades populares, em época de férias. Mas isso não atrapalhou nosso passeio. Chegamos lá no dia 17 de julho, dia do aniversário do Alexandre, não poderíamos estar mais felizes com essa data, e por podermos comemorar num lugar tão incrível. Ficamos num hotel numa das ruas mais próximas desses principais pontos turísticos (mas o único detalhe foi que ele era o último da rua... hauhauhau) Nem por isso foi ruim, pois estávamos dispostos a enfrentar qualquer caminhada por aquelas ruas cheia de novidades para nós.
Foram três dias de caminhada intensa, e mesmo assim não conseguimos visitar todos os pontos turísticos. Por isso já aviso, compre seu ticket antecipadamente, pois as filas são imensas, e tem horário pra tour, e talvez você não consiga se encaixar num deles. Isso aconteceu conosco na Galleria Degli Ufizi, não tivemos muita sorte, pois no dia que fomos visitar, (sem comprar ticket antecipado), estava fechado e no outro dia não nos encaixamos nos horários do tour, pois tinha trem para Verona e não ia dar tempo. Sim, foi muito frustrante essa parte. Massss, visitamos muitos lugares entre eles: Piazza dela signoria, nela está a Loggia dei Lanzi, com uma cópia de David Michelangelo, uma escultura de Giambologna e o Palazzo Vecchio, a sede do governo de Florença, nos recebe com o belo Michelozzo logo na entrada. Mas seu interior também é lindo! Vale a pena visitar. Foi o palácio da família Médici no século VI. Ponte Vecchio, também conhecida como “Gold Bridge” por causa de seus inúmeros comércios de ouro, antigamente no lugar de joalherias haviam açougues, e os açougueiros jogavam os restos de carne no Rio Arno, deixando um odor insuportável, então os Médici expulsaram os açougues dali. Foi a única ponte que sobrou depois da Segunda Guerra Mundial, e o mais curioso é a quantidade de cadeados com nomes de casais, presos nas grades e correntes da ponte. Palazzo Pitti, desenhado por Brunelleschi, foi ampliado em 1549 quando este passou a pertencer à família Médici. Hoje é um complexo de museus, e no seu exterior abriga um gigantesco jardim conhecido como Giardino di Boboli. Você não precisa visitar todos os museus, pois são três mais a Galleria D’Arte Moderna (pode-se optar por um combo na hora da compra). Visitamos a Galeria Palatina, que abriga a coleção privada dos grandes duques, a Sala dela Stufa, onde estão os apartamentos reais e a Galleria D’ Arte Moderna, muitas obras maravilhosas, para você guardar na memória (e só na memória pois não se pode tirar fotos).
Piazzalle Michelangelo, o melhor ponto de vista de Florença, principalmente a noite. Depois de cruzar a Ponte Vecchio e percorrer as ruazinhas estreitas, você encontra um típico vilarejo italiano, nos pés da Piazzale. Vale a pena subir os cerca de 70 degraus e avistar o horizonte sem arranha céus, apenas com os principais monumentos se destacando à nossas vistas. O melhor horário para subir até a piazzalle é a noitinha, pois além do visual noturno da cidade, o numero de turistas é mais reduzido. Basílica de Santa Croce, fica na Piazza di Santa Croce, e foi construída por Arnolfo di Cambio em 1295. Para nos recepcionar uma magnífica estátua de Dante Alighieri ao lado esquerdo da igreja. O seu interior guarda muitas histórias, como os registros da enchente de 1966 e os túmulos de Michelangelo, Maquiavel, Galileo Galilei entre outros famosos florentinos. E Fortezza da Basso, cujo nome oficial é Fortaleza de São João Batista, porém antigamente era conhecida como Alexandria Castle, foi construída entre 1534-1537, por Pier Francesco da Viterbo, sob as ordens de Alessandro de Medici, com o intuito de assegurar o controle da cidade pelos Medici, para servir de moradia para uma grande contingente de tropas e como refúgio para governantes, no caso de revolta, impressionando e intimidando os florentinos. Nosso passeio pela Fortezza foi só uma passagem... (hehehe) Porque na realidade o Alexandre estava num congresso, que foi ministrado no interior da Fortaleza, então!!!! Posso dizer que ela realmente impõe respeito.
Mas se você tem o tempo curto e tiver de selecionar entre a Fortezza e alguma outra galeria de arte, eu escolheria a galeria. (#sóumadica)
As caminhadas valeram a pena em cada segundo, pois foi DEMAIS. Florença é majestosa em todos os aspectos, arquitetônico, artístico, você respira arte dia e noite.
No próximo post vou falar sobre VERONA, nos encontramos lá...
Ciao
Arrivederci

Dicas:
·   
* Para Florença você deve sempre comprar os tickets antecipado para não perder nenhuma atração, pois as filas são imensas;
* Fique atento para os horários de visitação e para os dias em que estão fechados;
* Hotel Benvenutti, BBB (bom, bonitinho e barato), nada de luxo, mas ar condicionado, uma cama maravilhosa, e o café da manhã também, bem variado;
* Restaurante: Bracerie Mangiafuoco, bem próximo do Duomo. Comida maravilhosa, o melhor Cantuccini (biscoito duros com pedaços de amêndoas) in vin santo que comi...hehehe
* Na Itália não deixe de comer Bistecca ala Fiorentina, os biscoitos cantuccini in vin santo, limoncello e o sorvete, experimento todos os sabores que puder, pois não existe melhor sorvete como o italiano. 









































2 comentários:

  1. Como não poderia ser, diferente!!Vou começar meu comentário.Agradeçendo minha filha querida!!!Obrigada meu amor!!Sou uma mãe muito orgulhosa de você.Sei que você está longe....Mas ás vezes parece estar perto demais,pois nos falamos sempre seu carinho e amor verdadeiro me faz sentir você aqui bem juntinha de mim.Te amo..Quanto o blog.Nossa!!!Cada vez que você posta um novo blog é um banho de cultura.Pois as fotos são maravilhosas,mais as referências sobre países e cidades por onde vocês estiveram.Seus costumes,culinárias,histórias medievais,literatura,músicas,shows esse blog é rico em detalhes.Parabéns minha linda você absolutamente sabe definir e passar todas as informações e apresenta em detalhes,as maravilhas do que estão vivendo ai.Ver fotos lindas e curiosas fatos interessantes e e surpreendentes desses países maravilhosos é tudo de bom.Beijos.amamooo.Mamis....

    ResponderExcluir
  2. Ferr...adorei esse post!Perfeito!sempre quis morar na itália e viajei com vcs...com as fotos, as histórias!Lindo...tudo!
    Parabénss pelo blog!
    Beijos
    Ana Paula

    ResponderExcluir