sábado, 12 de novembro de 2011

Colheita da castanha portuguesa...


Morando 6 meses fora do Brasil, já dá para sentir saudades de algumas coisas típicas brasileiras, principalmente a comida. Agora que o inverno está chegando começamos a lembrar do pinhão... Ahhh um pinhãozinho quentinho com um quentão ou um vinho pra quem gosta!!!!
Então, um sábado desses estávamos passeando pela Whitelades Rd e recebemos a ligação de nossa querida amiga Maria Helena, nos convidando para dar uma volta pelo Ashton Court Park... Alguém tem dúvida de que aceitamos??? Claro, só que o tempo mudou radicalmente, e de uma hora pra outra o dia ensolarado se transformou em um dia nublado e chuvoso. Então tivemos de suspender nosso passeio. Só que no domingo pela manhã o dia estava melhor e então pudemos fazer a nossa caminhada. Mas a surpresa maior, além da paisagem linda de outono que o parque nos oferecia, foi saber que todo o outono Maria Helena, Zuner e as meninas vão fazer a colheita da castanha portuguesa, em uma das colinas do parque. E dessa vez tivemos a honra de participar deste momento, muito descontraído, interessante e competitivo!!! Queríamos ver quem pegaria a maior castanha.
Particularmente eu não conhecia a castanha portuguesa. Então como sempre faço antes de escrever o post, eu fui estudar um pouco sobre as origens e as qualidades dietéticas da castanha portuguesa.
A castanha portuguesa tem outros nomes populares como: castanheiro-europeu, pinhão-doce, castiro e etc. Tem origem da região da Ásia menor, Cáucasos e Turcomenistão. A castanha deve seu nome à cidade de Castana, localizada na antiga Tessália, na Grécia, onde é cultivada em escala comercial.
É uma árvore grande, cerca de 20 a 30m de altura, de grande valor ornamental. As suas flores se diferem em masculinas e femininas. As masculinas são amareladas ou brancas e se assemelham a pequenos rabos de gatos. Já as femininas são menos numerosas e protegidas por espinhos. Os frutos são na verdade as castanhas e se apresentam em número de uma a três, guardadas por um invólucro espinhoso, conhecido por ouriço. Apesar de todo o desafio de tirar a castanha de dentro de sua casca coberta por espinhos, a recompensa vem pelo sabor docinho e saboroso da castanha, que pode ser apreciado em diversos pratos, cozidos, assados ou crus. A floração e a frutificação ocorrem no outono. E se você quer plantar um castanheiro, isso deve ser feito através das sementes logo após a colheita.
Comparando a castanha do Pará com a castanha portuguesa temos:
(Fonte: Pérola Ribeiro, Nutricionista da Universidade Federal de São Paulo)
Calorias:
A castanha portuguesa é a melhor opção para quem precisa controlar o peso, já que contém apenas 32 calorias, comparando com a castanha do Pará, que tem 164.
Cálcio:
A castanha do Pará oferece quase quatro vezes mais do mineral que fortalece o esqueleto, 40mg , contra apenas 11 da castanha portuguesa.
Fósforo:
Esse nutriente que garante disposição aparece muito mais na castanha do Pará, 1891 mg comparando com 24 mg.
Gorduras:
A castanha do Pará tem 16 gramas, contra 0,34 gramas da portuguesa, mas o bom é que são gorduras saudáveis que protegem as artérias.
Potássio:
A portuguesa contém 178 mg desse nutriente que combate a hipertensão, um pouco a mais do que a castanha do Pará que tem 164 mg.
Ácido fólico:
A vitamina que diminui o risco de tumores, ganha um certo destaque na castanha portuguesa, são 9 microgramas contra 5 da castanha do Pará.
Selênio:
Esse potente mineral antioxidante aparece aos montes na castanha do Pará, são 740 microgramas. A portuguesa, coitadinha, não contém quantidade que mereça ser mencionada. Rsrsrs!!!!

Bom, nosso passeio de domingo além de nos render diversão, maravilhosa paisagem, uma excelente caminhada, ar puro, rendeu mais conhecimentos e claro uma fornada de castanha portuguesa. Que por sinal, tem gostinho bastante semelhante ao nosso pinhão, só que bem mais docinho.

Mais uma vez valeu Maria Helena e Julia pelo passeio!!!!












6 comentários:

  1. Filha!Esta castanha,eu quando guri,lá pelos lados de Caxias,na serra,se não me engano,já tive a oportunidade de provar.Não sei se já tinham conseguido alguma semente.Eu gostava muito.Batia bastante para tirar os espinhos.Era preparada de várias maneiras.Saudável.Castanha do pará,gosto muito tbém.A mãe acrescentava nos bifes de glúten.Alimentação saudável.Que beleza de passeio regado com esses brindes da natureza.Abraço para as companhias agradáveis.Saudades.Papis.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante esta castanha. Parece super apetitosa. Com este frio deve ser uma delicia né. Mas afinal, quem ganhou a competição de conseguir a maior castanha?? hehehe. Forte abraço... Eloisa.

    ResponderExcluir
  3. Eloísa, particularmente achei a castanha muito doce, mas não deixar de ser gostosa e bastante nutritiva!!! Quanto a competição, não teve ganhadores, pois as castanhas não colaboraram em tamanho e quantidade...hehehe
    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  4. Sempre é bom apreciar a natureza e tudo aquilo que ela nos oferece. Muito legal as fotos. Beijos.
    Arliones

    ResponderExcluir
  5. não falaram comotira os espinhos
    Eunice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eunice, os espinhos são como uma capa protetora para a castanha, quando você vai colher ela já está no chão e entre aberta ( a capa com espinhos já se abriu). Uma boa sugestão é usar uma luva para quando você for pegar a castanha de dentro da capa protetora de espinhos não se espetar com algum deles, mas a castanha já estará exposta. Isso na colheita, porque se for comprar no mercado já vem sem nada só a castanha. ok?!
      Abraço

      Excluir