A cada quatro anos temos um ano com 366 dias, que é chamado de ano bissexto (em inglês, Leap year). O último ano bissexto foi em 2008 e o próximo será em 2016.
Todos os tipos de calendários que surgiram desde a antiguidade até hoje, foram baseados na astronomia. Durante os anos houveram muitas mudanças nos calendários para a adequação dos anos bissextos.
No inicio ele era conhecido como Calendário Juliano, e sofreu algumas alterações sugeridas pelo astrônomo grego Sosígines ao ditador Júlio César, e foi nessa época que os anos ficaram conhecidos como bissextos, devido a maneira que os romanos contavam os dias. Depois o calendário foi alterado novamente no ano de 1582, pelo Papa Gregório XIII e assim ficou Calendário Gregoriano. No calendário Gregoriano, que hoje é usado em muitos países, esse dia é acrescentado ao final do mês de fevereiro, sendo assim o 29° dia do mês.
Com a mudança dos calendários algumas regras foram estabelecidas para o cálculo dos anos bissextos:
São bissextos todos os anos múltiplos de 400, p.ex: 1600, 2000, 2400, 2800...
São bissextos todos os múltiplos de 4 e não múltiplos de 100, p.ex: 1996, 2004, 2008, 2012...
Não são bissextos todos os demais anos.
O que é interessante é o porquê da necessidade de acrescentar mais um dia a cada 4 anos. E a resposta está na demora que a terra apresenta em dar a volta ao redor do sol (é isso que implica na correção dos dias no ano bissexto).
A terra demora aproximadamente 365,025 dias solares para uma volta completa ao redor do sol, enquanto o ano-calendário comum tem 365 dias solares. Sobram, portanto, aproximadamente 5h48m46 a cada ano. As horas excedentes são somadas e adicionadas ao calendário na forma inteira de um dia (4(anos)x6h(arredondando) = 24h (1 dia).
Como todos sabem, muitos dados astronômicos influenciam mitos e tradições.
Uma das tradições mais divertidas surgiu nas Ilhas Britânicas, onde a cada ano bissexto as mulheres “tinham” o direito de escolher com quem iriam casar-se. Embora tenha sido afirmado que essa tradição foi iniciada por St Patrick ou Brigida Kildare na Irlanda no século V, isso é duvidoso. Muitos dizem que essa tradição surgiu na Escócia, em 1288, através de uma lei criada pela Rainha Margarida. A suposta lei obrigava aos homens que recusassem ao pedido de casamento no dia 29 de fevereiro do ano bissexto, a pagar uma multa de respeito. Com os anos a pena foi suavizada, variando o pagamento por um vestido de seda ou até mesmo um beijo, para assim suavizar o golpe em alguns lugares. Muito boa essa!!!
Na Dinamarca, a tradição diz que a mulher pode propor apenas no dia 29 fevereiro, e se for recusada deve ser compensada com 12 pares de luvas. Enquanto na Grécia, o casamento no ano bissexto é considerado azarado.
Eu como uma amante de filmes românticos, tenho com certeza um filme para indicar, que mostra de uma forma engraçada e romântica essa tradição, e também mostra as belezas naturais e encantadoras da Irlanda. O nome do filme é “Leap Year”, e não podia ser diferente né?!
Que possamos dedicar esse dia que temos a mais neste ano para as coisas boas da vida.
Se estás solteira, proponha! Afinal, é uma tradição!!! Se estás atrasado em alguma coisa, fique calmo, você tem um dia a mais para ficar em dia. E, se começamos bem esse ano, sem atrasos, casados e com muitos objetivos, agora é o momento de planejar, estudar, organizar ideias, relaxar e até mesmo conhecer novos horizontes.
Tenham todos um especial ano bissexto!!!
O sapo é o simbolo do ano bissexto, por ser considerado um ano saltador, intercalado (4/4anos). |
Leap Year movie trailer
Essa oportunidade,desse ano ai na Inglaterra e outros países da Europa,Além de aprimorar uma experiência sem igual,uma oportunidade de conhecer culturas totalmente diferentes e abrir a mente para coisas novas.Além de aprimorar e ganhar fluência no inglês, vocês amadurecem muito com as viagem e as situações que vivenciam.Isso é ótimo ,pois vocês expande seus conhecimentos e seus pensamentos e o modo de ver o mundo.Com certeza,essa será umas das experiências mais enriquecedoras da vida de vocês.Nós mais do que nunca sabemos bem que é difícil lidar com a saudades das pessoas e da vida que estavam acostumados aqui no Brasil,assim como o choque cultural,mais com certeza,lidar com novas situações e ganhar maturidade,essa será uma das grades vantagens e valerá muito quando voltarem ao Brasil e o recomeço de tudo, e cheios de novidades para contar.Beijos meus lindos.Queremos que saibam estamos orgulhosos de vocês.Com a graça de Deus, em breve estarão de volta, já estamos na contagem regressiva..Amamos saudades. Mamis
ResponderExcluirObrigada Mamis...
ResponderExcluirEsse ultimo ano que passamos por aqui realmente foi cheio de novidades, experiências e muitas coisas boas!!! Pra fechar ainda temos um dia mais...hehehe
A contagem regressiva está a toda, o tempo está voando, logo, logo estaremos de volta!!!
Bjos amamos
Muito oportuno e bem colocado. Muita gente não sabe porque o ano bissexto. Não fosse ele teríamos uma verdadeira bagunça, com muitas mudanças em relação as pesquisas que envolvem principalmente as estações do ano que mudariam os calendários em todo o mundo.
ResponderExcluir