quarta-feira, 4 de abril de 2012

Os três mosqueteiros em Londres


Faltando quase um mês para nossa volta ao Brasil começamos nossa despedida do Reino Unido por Londres, e unimos o útil ao agradável, passeando mais uma vez por essa cidade maravilhosa, cheia de história, muitas belezas naturais, e claro, o show do Paul McCartney no surpreendente Royal Albert Hall.
Porém, antes de começar a contar sobre essa viagem quero introduzir a vocês a nossa mais nova amiga e companheira de viagem, Luciana. Ela chegou à Bristol em Março, e tem sido uma companheirassa nossa. Tivemos a oportunidade de passar um pouco de nossos conhecimentos e aprendizados, e também receber um pouco de calor e carinho que só os brasileiros sabem transmitir a um amigo.
Bem, nossos planos de viagem começaram quando conseguimos adquirir nossos ingressos para o tão esperado show. A partir daí muito planos, euforia da espera, reservas, e muito Paul McCartney tocando nos celulares e mp3. Afinal, não poderíamos fazer feio em pleno RHA (Isso para mim e para Lú, pois o Alexandre já sabia tudo de cor e salteado).
Chegamos numa quinta-feira ensolarada e de temperaturas amenas em Londres (coisa rara). Primeira parada: Palácio de Buckingham (espera para a troca da guarda), nós e mais uma multidão de pessoas. Para um dia de semana estava realmente lotado. Fizemos muito malabarismos para tentar ver a cerimônia, que desta vez foi bem diferente da primeira vez que vimos, pois tinha banda tocando e o uniforme dos guardas era cinza, diferente do tradicional vermelho. Valeu pelo esforço!
Primeiro dia as coisas sempre são um pouco mais atrapalhadas, pois precisamos nos ambientar com o local, com o mapa da cidade, direções e tal. Então, fomos depois do Palácio para o hotel para largar as mochilas e bolsas, conhecer o nosso lugar em Londres e continuar nosso passeio. O hotel que ficamos foi o Leisure Inn Hotel, numa das ruas transversais ao Hyde Park, uma localização muito boa e tranquila. Não era nada chique, mas a cama era bem confortável e o preço muito acessível (25,00 pounds p/pessoa p/noite, com café da manhã incluso). Recomendo para quem pretende passar o dia todo fora explorando Londres e voltar para o hotel só pra dormir (não recomendado para asmáticos... por causa do carpet... Ele acabou com as férias asmáticas do Ale).
Notting Hill foi a nossa próxima parada. Um dos bairros mais charmosos e românticos de Londres, que reserva muita cor e movimento. O que chama mais a atenção quando se chega a Notting Hill são as lojinhas alternativas, de antiguidades, lembrancinhas, além daquelas charmosas e com muitas coisas baratas. A mulherada vai à loucura ao cruzar a famosa Portobello Road. Notting Hill não é famosa apenas pelo romance de Anna Scott (Julia Roberts) e William Thacker (Hugh Grant), do filme “Um lugar chamado Notting Hill”, mas também pelo mercado de rua que torna a região mais movimentada. O agito maior é nos sábados, mas o mercado de rua funciona de Segunda à Sábado, das 8h às 18hs, ou seja, só não vá lá no domingo. Gostamos tanto que estamos planejando uma volta à Londres antes de ir para Brasil, para dar mais uma passadinha em Notting Hill.
Chegou a hora de voltar ao hotel para nos prepararmos para vermos e cantarmos com Paul.
Graças ao maravilhoso transporte publico de Londres, a movimentação pela cidade é muito fácil, não tem erro, mas se tiver é muito fácil de corrigir. 
Chegamos ao Royal Albert Hall 45min antes do inicio do show, nos separamos da Lú, pois pegamos lugares separados, mas em qualquer lugar do RHA o show seria maravilhoso com certeza (e foi!!!). Começando pela beleza e história do lugar. O Royal Albert Hall é um teatro com lugar para 8 mil pessoas, foi inaugurado em 1871 pela Rainha Victoria em homenagem ao seu consorte (marido) Príncipe Albert e desde a sua inauguração tem sido palco de eventos culturais e esportivos.
O show durou 2h30min de pura euforia, deslumbramento e emoção. Para quem já viu (até mesmo no youtube) Paul McCartney, sabe o quanto ele é elétrico e totalmente interativo (ou podemos dizer hiperativo) durante o show (apesar dos seus 70 anos, o que é quase inacreditável). 
Para nossa surpresa e delírio, ele convidou mais três amigos músicos para fazer parte do show, Paul Weller, Ronnie Wood (Rolling Stones), e Roger Daltrey (The Who). Foi fantástico, momento épico de nossas vidas!!!! As 2h e 30min não foram suficientes, queríamos mais, muito mais. E com certeza se estivessemos de volta à Floripa agora em abril, iríamos de novo ao show dele.
Ok, mais um sonho realizado. Hora de matar a fome com um big mac e voltar para o hotel, moídos, totalmente precisando de um banho e uma cama.
Mais um dia maravilhoso... Uma sexta-feira ensolarada com ótima temperatura, lá fomos nós desbravar o Hyde Park (pelo menos uma parte de seus 253 hectáres). O Hyde Park é maravilhoso, com inúmeras belezas naturais e históricas. Paramos para ver os memoriais em homenagem a Princesa Diana. Depois, fomos ao Palácio de Kensington, que após 2 anos fechado para uma grande reforma, está aberto a visitação do público. Por lá já moraram vários membros da realeza britânica, como: Rainha Victoria e Príncipe Albert, Princesa Diana e Príncipe Charles, e futuramente, receberá seus novos inquilinos nada mais, nada menos que Príncipe Willian e a Duquesa de Cambridge, Kate Middleton. Sua parte original é do século XVII e durante setenta anos foi a residência favorita dos monarcas britânicos. Percorrer o interior deste palácio traz à tona muitas revelações históricas que fazem com que nos sintamos dentro dessa atmosfera real, pelo menos por algumas horas. É simplesmente emocionante ver as fotos, roupas, joias, utensílios, diários (em destaque: Rainha Victória e Princesa Diana) e conhecer um pouquinho mais dessa preservada história monárquica. O valor da entrada é o mesmo que para qualquer outro ponto turístico de Londres, 14,50 pounds (tem desconto para estudante e menores de 16 anos não pagam). Seguindo nosso passeio, visitamos o Memorial do Príncipe Albert. Inaugurado em 1872, a Rainha Victória mandou fazer em homenagem ao Príncipe Albert após sua morte. Logo após, seguimos para o Royal Albert Hall (agora com tempo para fotos), Harrods (a mais luxuosa e exclusiva loja de departamentos do mundo, estabelecida desde 1834, antes do reinado da Rainha Victoria). Com cinco andares de loja, com departamentos para mulheres (loucura $$$), homens, crianças, esporte, eletrônicos, comidas e as coisas mais requintadas do mundo. Com valores que não cabem em nossas carteiras, saímos de lá contentes por ver tanta beleza e poder ao menos pagar a comida para o nosso almoço. Rsrsrs!!! Realmente o luxo corre solto por todos os cantos da loja, nem o banheiro escapa, com perfume de marcas famosas como Cartier, Marcs Jacobs entre outras, para se perfumar depois de usar o banheiro. Vale a pena dar uma passeada pelo interior deste paraíso da moda e do glamour.
Vamos em frente, pois ainda tinham muitas coisas para nos deslumbrar.
Todos os dias comprávamos o ticket “All Day” do tube (que vale também para ônibus), assim podíamos fazer nossas rotas à vontade, pelo valor de 7,40pounds/ticket. Um valor bem em conta, já que andamos bastante de tube para economizar tempo.
De Knightsbridge fomos para Piccadilly Circus – o paraíso das lojas e da agitação. Fortnum & Mason  era nosso destino. É mais uma das antigas e charmosas lojas de departamentos em Londres. Fundado no ano 1707, hoje é uma das preferidas da Rainha Elizabeth II. E é nessa loja que ela compra seus chás e guloseimas. No alto dos seus 6 andares, reserva delícias da culinária, restaurante, uma parte reservada somente para as lembranças do Jubileu de Diamante da rainha, roupas, brinquedos e muitas outras coisas. Nessa aí o preço foi um pouco mais acessível, mas mesmo assim um pouco “salgado”.
Paradinha básica para um cafezinho e um shortbread de caramelo, no Costa Coffee. E lá vamos nós para um dos pontos mais badalados de Londres: Trafalgar Square, Casa da Guarda, Parlamento, Big Ben e London Eye. Com certeza não seria diferente, estava “crowdeado”. Essa época é tempo de férias da universidade por aqui, então, a movimentação é grande pela cidade. Mas nada que atrapalhasse o belo momento de admiração a uma das regiões mais belas de Londres. Com o dia ensolarado ficou ainda mais belo.
Estava caindo à tarde e o nosso objetivo era ver o pôr do sol no Meridiano de Greenwich. Greenwich é um distrito ao sudoeste de Londres, é conhecido por lá estabelecer o Observatório Real de Greenwich. O Meridiano de Greenwich é a margem que divide o globo terrestre em Oriente e Ocidente, onde por definição a longitude é 0°0’0” e serve como referência para calcular distâncias em longitudes e estabelecer fuso horário (GMT). Lembrando que no oeste o fuso é negativo e para o leste os fuso é positivo.
A região de Greenwich é muito bela com um parque imenso com muito verde, e com uma vista muito linda de Londres e da região portuária. 
Na volta, mais uma paradinha obrigatória para ver a iluminada London Eye e o majestoso Big Bem. Uma das nossas preferidas vistas do dia!
Terceiro e último dia... Sim, o passeio já estava acabando, infelizmente! Estava frio e nublado, um típico dia britânico. Mais uma volta pelo Hyde Park, mais uma passadinha pelo Palácio de Buckingham, mais uma assistida da troca da guarda, Westminster Abbey (a igreja do SIM de William e Kate), e agora nosso destino era “Brains: The mind as matter” – Wellcome Colletion. Uma amostra com diversos objetos entre cérebros, obras de arte, manuscritos, vídeos, fotografias e claro dois pedaços em lâmina do cérebro do Albert Einstein, uma réplica e uma fotografia do cérebro ilustre. Claro que não poderíamos perder essa!!! Porém, a exposição não foi tudo aquilo que esperávamos, mas não deixou de ser bastante interessante. Afinal, vimos o cérebro do Einstein, mesmo que dois pedaços.
Para nosso último dia, ainda estávamos dentro do nosso horário, almoçamos na galeria “Wellcome”, e depois fomos de tube para Tower Bridge e Tower of London (o castelo mais antigo da Inglaterra). Não entramos no castelo pois o preço era meio caro (15,00 pounds pra variar), mas a vista do local já foi suficiente. Agora uma passadinha pela majestosa St Paul's Cathedral, com sua enorme escadaria e bela torre banhada a ouro. Também não pagamos a entrada, mas pudemos dar uma boa espiadinha por dentro. A essa hora o frio já estava demais para nossas roupas primaveris. O ventinho penetrava no tecido e sentíamos na pele o ar fresco londrino. 
Finalizamos nossa jornada na Piccadilly Circus. Foram longas, boas e inesquecíveis caminhadas, mas com certeza recompensantes. Londres é uma cidade maravilhosa, que respira e transpira história, com uma diversidade de estilos e tribos, parques, prédios e jardins encantadores, uma harmonia entre o clássico e o moderno. Acertar o seu relógio com o Big Ben, não tem preço; cruzar a Trafalgar Square, é percorrer o caminho da história; caminhar pelo Hyde Park, é a certeza de que as belezas naturais são preservadas; admirar a London Eye em seu movimento quase imperceptível é inesquecível; por fim, respirar o gélido, úmido, e nostálgico ar Londrino, nunca mais sairá dos nossos pulmões e da nossa memória.
Nossos dias na Inglaterra estão chegando ao fim, mas Londres ainda não foi nosso último passeio. Neste feriado de páscoa iremos desbravar Liverpool e Manchester. Então, logo logo estarei de volta contando tudo para vocês.
Até o próximo post...

Frente do Palácio de Buckingham quando chegamos


Hyde Park

Notting Hill


Paul McCartney


Kensington Palace

Vestidos usados pela Princesa Diana

Fotos da família


Vista da janela do palácio

Roupas usadas pela Rainha Victoria e o Príncipe Albert

O Amor está no ar...rsrsrs... Ao fundo RHA

Nós três e o memorial do Príncipe Albert

Frente da Harrods

Interior








Piccadilly Circus

Fortnum & Mason

Mercado Piccadilly


Lú e London Eye

Parlamento e Big Ben


Separados pelo Meridiano de Greenwich, oeste negativo e leste positivo...kkkk


Pôr do Sol em Greenwich

London Eye à noite






Hyde Park no sábado pela manhã, pessoal todo no ritmo dos exercícios

Mais uma troca da guarda 

Tower of London Palace

Tower Bridge

St Paul's Cathedral, onde Príncipe Charles e Diana casaram

3 comentários:

  1. Londres sempre fascinante. Adorei o post e as fotos. O encanto está nos detalhes. Com certeza o show do Paul foi inesquecível. Abraços pra vocês e curtam as útlimas semanas.
    Beijos.
    Eloisa

    ResponderExcluir
  2. Belo,lindo e outros adjetivos.Londres é Londres.Tudo cheira a cultura e cuidado.Príncipe Charles e Diana.Guarda real.Hyde Park.Aquele patinho então!Parece pintura.Roda gigante colorida.London Eye.Big Ben.Ufa!Posso sentir a disposição para curtir tudo,sem perder nenhum detalhe.Paul e seu show fechando com chave de ouro.Saudades e breve nos veremos.Brasil é Brasil.Inevitável,choque de culturas.Mas,tudo estará nos seus lugares em poucos dias.Uma grande beijo e abraços meus filhos.Estamos ansiosos e focados no vosso regresso.Saudades.

    ResponderExcluir
  3. Show meus filhos.Lindo.Recordamos alguma coisa já vistas em noticiários aqui no Brasil.Que bom que estão participando de tudo ao vivo.Que pôr-do-sol
    lindo.Fico contente por vocês.Breve nos veremos para juntos vermos tudo de novo.Beijos e saudades.Mamis

    ResponderExcluir