segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Halloween

É quase impossível morar no Reino Unido e não falar sobre o Halloween. Mesmo que você não saiba o sentido real da comemoração deste dia 31 de outubro, pode-se pelo menos sair e se divertir com as inúmeras figuras exóticas que você esbarra pelas ruas. E quando eu digo inúmeras, não são duas ou três, são mais de 1000 pessoas fantasiadas andando pela cidade, pulando, rindo e tentando “apavorar” com suas sangrentas e hilárias fantasias.
Acredita-se que a palavra Halloween teve origem da contração das duas palavras Hallow Evening, que significa Noite Sagrada, e não teria nenhuma relação com o termo “Dia das Bruxas”, pois originalmente era um festival do calendário celta da Irlanda, conhecido como Festival Samhain, que marcava o fim do verão. Porém, dizem que a igreja católica tentou eliminar o festival, dizendo-se uma festa pagã e instituindo restrições na véspera do Dia de todos os Santos. E este dia seria conhecido nos países de língua inglesa como All Hallows’ Eve.
Hoje em dia pouco restou da ideia original da comemoração do Halloween, que seria “Todos os Mártires” e “Todos os Santos”. Além disso, foi sendo pouco a pouco incorporada uma série de elementos estranhos e também a tradição de pedir doces. Possivelmente, essa tradição (sob a ameaça de fazer uma travessura) teve origem aqui na Inglaterra no período da perseguição protestantes contra católicos. Guy Fawkes, um católico converso, estava tentando explodir o parlamento e foi apanhado enquanto guardava pólvora na sua casa. Sem dúvidas que ele foi enforcado logo em seguida. Em pouco tempo a data converteu-se numa grande festa na Inglaterra. Até hoje, no dia 5 de novembro, é comemorado o “Gunpowder Plot” (“Conspiração de Pólvora”). Muitos protestantes a celebravam usando máscaras e visitando casas dos católicos para exigir cervejas e pastéis, dizendo-lhes: Trick or Treat (doces ou travessuras?). Mais tarde, a festa chegou à América trazida pelos colonos, e foi transferida para o dia 31 de outubro.
Então podemos ver que a festa de Halloween na realidade é um misto de tradições, trazidas por colonos no séc. XVIII para os Estados Unidos. Muitos países se integraram a essa festa, inclusive o Brasil que há poucos anos vem comemorando esta data.
Mas Bristol está integrada a está cultura ha muitos e muitos anos. Então fomos presenciar a famosa “The Bristol Zombie Walk”. No ano de 2010, foram mais ou menos 5000 pessoas fantasiadas. Eles fazem uma caminhada atravessando o centro da cidade, passando pelos principais pontos turísticos mostrando os seus figurinos sombrios, engraçados e muito criativos. E não tem idade, tem famílias inteiras participando.
Neste sábado 29/Outubro, estava chuvoso e bastante frio, mas foi bem engraçado. Devia ter mais ou menos 2000 pessoas, muito bem fantasiadas e animadas pela comemoração. Mas garanto que muitas delas não sabiam por que estavam ali...rsrsrs
Bom, assistimos um pouco da caminhada, pois o tempo não estava colaborando muito e fomos nos divertir mais no “Old Duck” pub, onde a maioria das pessoas estavam no clima de halloween (até mesmo os atendentes). Muito Bom!!!
Você não precisa cultuar, ou fazer disso sua filosofia de vida... Apenas saiba um pouquinho da história e aproveite para acrescentar na sua bagagem de experiências!!!
 Até o próximo blog...












                                        Assista o vídeo:  The Bristol Zombie Walk 2011

Um comentário:

  1. Fernanda. Mais uma vez Parabéns pelo Post. Sem dúvida a informação e a cultura sempre estarão acima do radicalismo e do desconhecimento, que levam sempre a pensar que isso é coisa de "Bruxas", quando na verdade é uma tradição como muitas e devem ser lembradas.

    ResponderExcluir