Nada melhor do que aprender sobre a história e cultura de um país de um jeito prazeroso: Filmes!
Foi através de blogs, livros, mas também de muitos filmes, que aprendemos um pouco mais sobre o Reino Unido.
Como temos este hábito no nosso dia-a-dia, não foi nada difícil reservar um tempinho a mais para aprender sobre esta nova cultura inserida em nossas vidas. É um meio bastante divertido e fácil para se aprender, pois tudo chama a atenção, tanto os lugares como o sotaque e a interpretação dos atores. Pra quem é cinéfilo por natureza, vai amar essa ideia!
Os filmes sobre o Reino Unido são ricos em detalhes, belas paisagens, caracterização dos personagens, beleza fotográfica e muito figurino de época. O que enche nossos olhos!
E a melhor experiência é ter a oportunidade de passar pelos lugares em que vimos nos filmes. É como se estivéssemos vivido naqueles dias, tudo transmite uma energia histórica e é possível viajar nas lembranças do que foi visto. Sensação indescritível!
Adoraria poder reservar um post para cada filme que vimos, mas existem filmes que não podem ser descritos ou explicados, eles tem que ser vistos.
Então logo abaixo vai uma pequena lista dos filmes que já vimos, e com certeza recomendamos. Muitos sobre a história do Reino Unido e outros apenas as histórias se passaram no país:
Elizabeth(1998) – (Atriz:Cate Blanchett) : Este filme é a primeira parte da história da Rainha Elizabeth I (1554). Vivendo em uma época de horrores, conseguiu agir de forma sábia e soberana, ainda que não tenha perdido a capacidade de perdoar. “Elizabeth” é um filme grandioso, sutil, elegante e imperdível!!!
Elizabeth – A era de Ouro (2007) - (Atriz:Cate Blanchett): Preparando-se para entrar em guerra religiosa, Elizabeth busca equilibrar as tarefas da realeza com uma inesperada vulnerabilidade, causada por seu amor proibido.
The Queen(2006) (Atriz: Helen Mirren) – Conta a história dos bastidores sobre a interação da Rainha Elizabeth II e o Primeiro Ministro Toni Blair, logo após a morte da Princesa Diana, acompanhando os esforços de ambos para encontrar o equilíbrio entre uma tragédia privada e a exigência do público por informações e um manifesto público da Rainha.
The YoungVictoria (2009) (Atriz: Emily Blunt): A história começa em 1837, quando a Rainha Victoria tinha apenas 17 anos, e estava no centro de uma luta pelo poder real. O seu tio, o Rei Willian, estava morrendo e Victória seria a herdeira do trono. Todos, a sua volta, buscavam por sua atenção. Porém, Victoria foi posta à parte pela sua possessiva mãe, a Duquesa de Kent e seu ambicioso conselheiro, Conroy. Numa busca de poder e manipulação. Mas, Victoria não cedeu, assumiu o trono, conheceu o Príncipe germânico Albert e começou sua história de amor e reinado.
As Loucuras doRei George III (1994) (Ator: Nigel Hawthorne, Atriz: Hellen Mirren): O filme relata os momentos de lucidez e loucura do monarca George III, mostrando sua forma dura de governo, que acabou fazendo com que o Reino Unido perdesse o controle sobre as Américas.
A Duquesa(2008) (Atriz: Keira Knightley): Georgina Spencer casou-se aos 18 anos com o Duque de Devonshire, que queria a todo o custo ter um filho. Possuindo o título de Duquesa, logo Georgina mostrou sua inteligência e perspicácia perante a corte inglesa. Entretanto, ela não conseguia dar um filho homem ao duque. Isto fez com que seu relacionamento se deteriorasse.
O Discurso doRei (2010) (Ator: Colin Firth): Desde a infância George VI era gago. Este era um sério problema para um integrante da realeza britânica, que frequentemente realizam discursos. Quando sua esposa, Elizabeth, o leva até Lionel Logue, um terapeuta da fala, George está desesperançoso. Lionel se coloca de igual pra igual com George e atua também como seu psicólogo. Seus exercícios e métodos fazem com que George adquira autoconfiança para cumprir o maior de seus desafios: assumir a coroa, após a abdicação de seu irmã David.
The Iron Lady(2011) (Atriz: Merryl Streep): Conta a comovente história sobre Margareth Tatcher, uma mulher que quebrou as barreiras do gênero e classe para ser ouvida em um mundo dominado pelos homens. A história conta a respeito do preço que se paga pelo poder, e é um retrato surpreendente de uma mulher complexa e extraordinária.
Atonement(2008) (Atriz: Keira Knightley): A história acontece no ano de 1935, em uma mansão inglesa, e gira em torno de uma petulante e solitária adolescente, Briony, que quer ser escritora. Depois de surpreender sua irmã com o jardineiro, ela inventa uma história que acaba transformando a vida de todos para sempre.
Albert Nobbs(2011) (Atriz: Glenn Close): O filme se passa na Irlanda no séc. XIX. Albert Nobbs trabalha como mordomo e esconde um segredo: na realidade é uma mulher. Durante 30 anos ela vestiu roupas masculinas e se fez passar por homem, para se manter e concretizar o sonho de ser dona de uma tabacaria.
Harry Potter (1997-2011) (Ator: Daniel Radcliffe): Adicionei Harry Potter a nossa lista, porque a maioria dos filmes foram gravados no Reino Unido, e tivemos a oportunidade de visitar muitos dos lugares aonde eles foram gravados. Até mesmo na Irlanda. Foi uma experiência muito legal!
Se você tem alguma dica de filmes que se passam no Reino Unido ou que conte a história sobre este, deixe sua dica aqui no blog, ficaremos muito contentes em poder adicionar mais filmes a nossa lista.
Espero que divirtam-se e acrescentem muito conhecimento à videoteca de vocês!!!
Até o próximo post
Maravilha. Sempre existirá um espaço quando se tem vontade de apreender. Isso é Cultura. A Cultura não ocupa espaço em nosso HD, muito pelo contrario aumenta a sua capacidade. Parabéns.
ResponderExcluirMuitos filmes trazem belos ensinamentos de vida e valem ser assistidos independentes de seus gêneros.Tenho um gosto um tanto eclético,com leve tendência para o estilo inter-planetário.Suspense,um pouco.Mas,tudo é cultura,e,como disse meu amigo Arliones,a cultura não ocupa espaço em nosso HD.Assino embaixo.Breve estaremos juntos trocando mais idéias sobre o tema.Até lá,saudades.Beijos e abraços.Papis
ResponderExcluirUma dica de filme do nosso amigo Gilliard: Um lugar chamado Notting Hill de 1998, que conta história de um pacato dono de livraria que recebe uma visita inesperada de uma artista de cinema, que acaba mudando sua vida.
ResponderExcluir;-) Thanks Gilli