quarta-feira, 7 de março de 2012

Keep Calm and Carry on


Por onde vamos na Inglaterra encontramos a expressão “Keep Calm and Carry on” (Mantenha a calma e siga em frente). Ou alguma semelhante, um pouco adaptada como “Keep Calm and Drink up”.
Eu sempre me perguntei da onde surgiram essas expressões e porque as usam tanto?
Então, certo dia estava na internet e descobri um vídeo que contava o inicio de tudo, e hoje vou contar pra vocês.
A expressão “Keep Calm and Carry on” surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, no ano de 1939, quando o governo britânico, de última hora, criou cartazes para serem entregues a população como motivação. Foram feitos dois milhões e quinhentas mil cópias do cartaz, porém a distribuição foi bastante limitada, tornando-os pouco conhecidos naquela época. “Mantenha a Calma” foi o terceiro cartaz de uma série de três, e o designer do cartaz não foi conhecido. Diferente dos outros dois cartazes que também foram usados com fim de motivação, porém tiveram seus criadores divulgados, que foram dois funcionários públicos. 

As frases eram: “Your Courage, Your Cheerfulness, Your Resolution Will Bring Us Victory” (Sua Coragem, Sua Alegria, Sua Resolução nos trará a Vitória), e “Freedom is in Peril. Defend It With All Your Might” (Liberdade está em perigo. Defenda ela com todo o seu poder).  O pôster mais famoso durante a guerra foi “Your Courage”, foi o primeiro a ser distribuído. 
O “Keep Calm” seria liberado em grande escala se os nazistas conseguissem invadir a Grã-Bretanha, e caracterizava uma mensagem do rei ao seu povo.
Passado 61 anos da Segunda Guerra Mundial, no ano de 2000, uma cópia do cartaz “Keep Calm and Carry on” foi encontrada na livraria “Barter Books” em Northumberland, uma cidadezinha ao noroeste de Londres. Como os cartazes eram veiculados como arte da Coroa, eles somente poderiam ser usados pelo governo britânico, e assim foi durante 50 anos. Isso quer dizer que quando foram encontrados no ano de 2000, a imagem da Coroa já era de domínio público. O que possibilitou aos donos da livraria a cópia dos cartazes e também a criação de novos artigos com o mesmo dizer, assim como: xícaras, aventais, camisetas e etc. O cartaz é mundialmente usado, até nos EUA e Alemanha. Um dos principais lugares de compra são os hospitais. Os cartazes são usados para estimulo e incentivo à equipe profissional de enfermagem nos seus setores de trabalho.
O cartaz virou uma febre, está presente desde gabinetes de Primeiro-Ministros, Palácio de Buckingham, gabinetes de embaixadas, nos escritórios, casas, nas ruas e em jogos de vídeo game.
Quando fomos visitar a cidade de Oxford, um dos “Colleges” estava recebendo os calouros e o trote era os alunos andarem pelo “College” com placas escritas com as frases: “Keep Calm and Clarify”, “Keep Calm and Rusticate”, “Keep Calm and Back Yourself”, entre outras.
O lema é “Mantenha a calma e siga em frente” ou qualquer outra combinação da frase que sirva de incentivo, ou até mesmo de diversão.
Com certeza os donos da livraria Barter Books, Sr. Manley e Sra. Mary, estão bastante realizados com a descoberta histórica. Afinal, apesar das vendas terem começado um pouco acanhadas, em 2005 quando tiveram a ideia de divulgar o pôster como presente de natal no jornal The Guardian, as vendas atingiram 40.000 cópias. Well done!!! Hoje é um sucesso.
Então, não poderia terminar diferente esse blog:
“KEEP CAML AND CARRY ON”, mas se preferir posso dizer Keep Calm and…. E fique a vontade para inserir o que estiver afim!!!! Mas lembre-se é uma frase de incentivo e para diversão...rsrs
Estou postando o vídeo sobre a descoberta do pôster (3min) no finalzinho do post, infelizmente não tem legenda, mas vale a pena dar uma olhadinha, as imagens são bem legais!

Até o próximo post













2 comentários:

  1. Oi!Tive acesso ao blog de vcs por acaso, acessando um outro blog: "Sanduíche à moda inglesa". Muito legal o blog, estou curtindo muito as postagens! Estou indo em Maio para um doutorado sanduíche em Londres e por isso meu interesse!Gostaria depois, se possível de tirar uma dúvida com vcs a respeito do visto para Inglaterra... um grande abraço, Sílvia

    ResponderExcluir
  2. Oi Silvia,
    Fico muito contente em saber que estás gostando do blog!!!
    E claro que podes perguntar sobre suas dúvidas, faremos o possível para ajudá-la. ;-)
    Um grande abraço, e boa sorte desde já!!!
    Vc vai AMAR a Inglaterra!!!!

    ResponderExcluir