sexta-feira, 20 de abril de 2012

Home, let me go home... Mother and Daddy, I’m coming home!!!!


Está chegando a hora...

Paizinho!!!!
Gostaria de dedicar este post ao meu pai amado, este homem que admiro tanto e que completa neste domingo 22 de abril, 67 anos de muito amor, sabedoria, fé, carinho, alegria, exemplo e muita disposição. Amamos sempre!!! Feliz Aniversário e que Deus continue o abençoando sempre paizinho, logo estaremos por aí para comemorarmos essa data.

Faltando exatamente 15 dias para nossa volta pra casa, quero falar sobre as nossas expectativas e um pouco sobre esse 1 ano morando aqui.
Quando começamos a nos preparar para morar em Bristol, tínhamos varias expectativas. Muitas delas nos acompanham também na volta pra casa, só as condições são diferentes. Agora voltamos para nosso lar, nosso país, onde está nossa família, nossos amigos e com um adicional, carregando uma bagagem muito maior que na vinda, uma bagagem de conhecimento.
Nossa chegada em Bristol foi no dia 07 de maio de 2011. Tudo era muito diferente, a começar pelo idioma, as ruas com o trânsito ao contrário (até hoje me confundo um pouco), o cinza estampado no céu, a organização da cidade, a educação extrema das pessoas, a comida, a bebida e etc. Era como se estivéssemos nascendo de novo em outro lugar. Teríamos de aprender a caminhar, falar, comer e nos virarmos sozinhos sem ter os nossos pais para nos mostrar o que era o certo ou o errado.
Fomos introduzidos a uma nova cultura, nos deslumbrando com as novidades, os lindos lugares, os preços, a segurança e muito mais. Mas a saudade da família e amigos, nos confrontava demais nos primeiros meses.
Meu inglês ainda bem básico me impedia de entender o forte e tão articulado sotaque britânico. Então comecei um intensivo de inglês e a fazer serviços voluntários numa rede bazar de um asilo (o que é muito comum por aqui). Comecei a conhecer novas pessoas, alguns brasileiros, mas muitos estrangeiros também (italianos, espanhóis, irlandeses e por aí vai), e isso ajudou muito na pratica do inglês. Para quem chegou aqui com um nível muito básico, hoje posso dizer que estou me virando muito bem, com as aulas que tive em particular e também com o que aprendi no dia-a-dia. Esse conjunto foi fundamental para o meu crescimento, assim como o medo e a insegurança também me fizeram aperfeiçoar.
Após 6 meses morando em Bristol, já estávamos adaptados. O Alex (como o Ale é chamado aqui, pois ninguém consegue pronunciar o nome dele corretamente), se adaptando com o jeito típico inglês de seus colegas (reservados e quietos) e enfrentando a difícil jornada de um sanduícheiro no exterior. Nesta etapa, já começamos a lidar melhor com a saudade e também com as dificuldades do cotidiano.  
English Breakfast
Nesse interim, pudemos comprovar varias coisas, entre elas: o tempo chuvoso da Inglaterra não irá te deixar deprimido ou preso em casa, é só questão de adaptação. Na prática, educação gera educação, e assim por diante. O chá (café) da tarde é sagrado, as “mil” cafeterias espalhadas pela cidade estão sempre cheias. Famílias reunidas, amigos aproveitando o tempo para rir e colocar o papo em dia. English Breakfast, só para almoço, pois são muitas calorias e “sustanças” num prato só. “Reclame aqui”, isso funciona na Inglaterra. Reclame seus direitos e com certeza terás uma resposta ao seu favor, com um gentil pedido de desculpas. Pontualidade inglesa, lenda. Nem todos os ingleses cumprem essa tradição. Mas tome cuidado, pois ainda existem os que são bem rígidos em relação a isto. “Achado não é roubado”, nada disso!!! Aqui nem a luva, cachecol ou qualquer mínima coisa que se perde na rua é pega, mas sim colocada o mais a vista possível para que a pessoa retorne e encontre o seu bem perdido. “Beleza está nos olhos de quem vê”, aqui cada um tem seu estilo, mas quero ressaltar que as inglesas e os ingleses têm muito bom gosto e muito charme. Doação é a palavra de ordem. Nada de guardar o que não tem mais valor, isso pode ter muito valor pra um outro alguém. “Saúde não tem preço”, atendimento gratuito para todas as classes sociais, com presteza e qualidade. Batatas – sim é verdade, ela é a principal atração no prato dos ingleses. Nunca vimos tantas variedades de batatas.
Toda essa experiência de vida nova foi muito boa. Aprendemos novas línguas, adquirimos conhecimento, vivemos intensamente cada momento, desenvolvemos o nosso intelecto, fizemos novos amigos, erramos, mas também acertamos, choramos, mas também sorrimos. Não desperdiçamos as oportunidades de viver algo diferente, aprendemos que tudo tem o seu tempo certo, que nada é em vão e que tudo traz um grande aprendizado, muito além do que está nos livros.
Agora a saudade de casa e da família é cada vez maior. É um misto de ansiedade, felicidade e a expectativa da volta. É um novo começo!
Faltando duas semanas, e as malas já começam a ser abertas e o friozinho na barriga aumenta cada vez mais. Mas tudo tem um sentimento gostoso, pois temos a certeza de que receberemos um abraço caloroso na chegada.
É isso aí então, hora de fazer as malas!!!
Até o próximo post...
Primeiro dia em Bristol, e um solzão nos recebeu!!!

Nossa primeira compra no mercado!!!

Grande ajuda para saber pra que lado olhar, antes de atravessar as ruas!!!

Nossa Casa!!!

Carrinho do sorvete

Os belos prédios históricos de Bristol

Harbourside
Vista da nossa rua


A famosa mostarda inglesa

Quem tá na chuva é pra se molhar...kkkk

Muffins

Delíciosos queijos do festival da comida do harbourside

Candies

"Hope and Anchor", com nossos queridos amigos Firas e Liz
Harbour Festival




Colegas do inglês

Festival de Balões


Jantar italiano

Jantar hungariano


Muita música...rsrsrs
e muita Palinca


Feira de Natal do nosso bairro

O inverno chegou...


11 comentários:

  1. Muito bom. Fico contente com a boas lembranças da Inglaterra que estão em suas bagagens. Feliz retorno, estamos aguardando com muita ansiedade. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Fe e Ale. É facil perceber a ansiedade e alegria de vocês na volta pra casa. Leio esse post com um pontinha de saudade já, dentre tantos posts que marcaram a passagem de vcs em Bristol, vou lembrar com carinho das primeiras aventuras, e que eu tanto me identifiquei (como por exemplo como usar o abridor de latas hehehe), vou lembrar das viagens, dos feriados, e todos os momentos de vcs aí. Adorei porder compartilhar da historia de vcs e desejo que esse aprendizado tenha acrescentado muito conhecimento para um futuro melhor e brilhante.
    Beijos com carinho.
    Eloisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eloisa,
      Muito Obrigada por nos acompanhar e nos deixar sempre o seu recadinho. Quero que sabia que serviu de estimulo para que eu continuasse escrevendo e divindo nossas experiencias com voces.
      Desejamos a voce muitas realizacoes, perseveranca, forca, saude e paz para continuar trilhando o seu caminho ao sucesso!!!!
      saiba que estarei em Floripa esperando pelo nosso cha da tarde...
      Bjo grande e com muito carinho!!!
      Fe e Ale

      Excluir
  3. O doce regresso dos filhos!!Agora mais maduros e com mais experiência e visão da realidade. Pois não basta,porém,a experiência teórica, mas também prática,a qual viveram,durante esse ano que passaram ai.Como vocês mesmo falam, vivendo um choque cultural em todas as áreas.Queridos,como vocês,estamos todos nós os famíliares e amigos,em contagem regressiva. Aquele friozinho na barriga.Mas,faz parte pois são muitas emoções. quem nunca ficou tão longe dos filhos,por tanto tempo ai,aia,ai...Que Deus continue cuidando sempre de vocês como sempre fez.Feliz regresso.Beijos.Mamis.

    ResponderExcluir
  4. Já ia esquecendo,da linda homenagem feita a teu sempre amado papis.Imagina se ele não vai chorar!!!Beijinhos amores

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do início deste blog.Snif,snif,snif...Obrigado filha.Bondade tua quando destaca tantas virtudes neste já experiente pai.Agradeço a Deus por todos esses anos que pude compartilhar todos os momentos com a filha que Ele me deu.Hoje,sou um pai satisfeito e orgulhoso.Nem precisa dizer porque.Só sentir.Quando no berço,me lembro,ao ouvir minha voz,este nene não parava de balançar braços e pernas já sabendo de minha presença.Lembranças!Muitas.Todas foram partes de um crescimento.E como foi rápido.Não deveria ser tão rápido.Hoje já casada.Amanhã,quem sabe,mãe.Entrego tudo nas mãos daQUELE que tudo sabe.Filha, breve mataremos a saudade.Grande beijo.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Estava pesquisando sobre Bristol e encontrei seu blog! Pena que foi já no fim da viagem e não pude acompanhar todo o processo...
    Estou de mudança para Bristol em Agosto. Tenho algumas dúvidas sobre a vida por lá... Será que você poderia me enviar seu e-mail pra gente trocar umas ideias? O meu é: ianaluadc@gmail.com

    Obrigada e parabéns pelo blog e pela viagem!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Iana,
      Obrigada por entrar em contato... Claro que podemos trocar ideias!!! Tem bastante posts no blog falando sobre Bristol, tenho certeza que você vai gostar.
      Mandarei um email e mantemos contato.
      Abraço

      Excluir
  7. oi, vcs fazendo contagem regressiva pra voltar eu eu pra ir...chegarei em Cardiff dia 4 de maio, to com aquele frio na barriga que vcs devem saber bem o que é né. Com certeza vou aproveitar muuitas dicas do seu blog.
    um abraço
    Vannia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vannia,
      É verdade, a contagem está quase acabando!!! Sei bem o que vc está sentindo. Na volta também não é muito diferente!!! hehehe
      Vc conseguiu esclarecer suas dúvidas quanto ao seguro saúde???
      Boa Sorte pra você, e fica tranquila tudo vai dar certo e em pouco tempo vc já vai amar tudo isso aqui...
      Abraço

      Excluir
    2. Oi
      É, eu to imaginando q no começo vai ser difícil porque estou indo forever alone heheh...mas vou morar numa casa de estudantes com mais seis, então acho que vai ser legal.
      com relação ao seguro, decidi fazer um seguro baratinho, por três meses só para passar mais tranquila pela imigração, aí quando chegar aí eu vejo direitinho sobre isso.
      Obrigada pela atenção e aproveitem seus últimos dias aí.
      abraço

      Excluir