terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Crise Europeia

Com toda essa movimentação em torno da crise financeira que está assolando os países europeus, eu não poderia deixar de escrever alguma coisa sobre o assunto.
Apesar de não ser nenhuma “expert” em economia e finanças, quero falar um pouco do que estamos vendo e ouvindo na TV e nas ruas da cidade.
A Europa sempre foi reconhecida como um lugar de altíssimo desenvolvimento econômico e bem-estar social, só que nos últimos anos tem enfrentado algumas turbulências no mercado financeiro, que certamente levarão anos para serem superadas.
Quais os países que estão envolvidos nesta crise financeira que afeta a zona do Euro?
Principalmente Portugal, Irlanda, Grécia, Itália e Espanha. Estas são as que se encontram em posição mais delicada dentro da zona do Euro, pois foram as que agiram de forma mais inadequada e indisciplinada nos gastos, e estão excessivamente endividadas.
E a Grã-Bretanha onde entra neste assunto?
A Grã-Bretanha nunca fez parte da zona do euro e sempre teve uma visão desacreditada em relação à moeda única da Europa. No entanto, o país é uma das potências econômicas da Europa.
Angela e Sarkozy
Bom, enquanto Alemanha (de Angela Merkel) e França (de Nicolas Sarkozy) se unem para tentar encontrar uma solução para crise do Euro. David Cameron, primeiro-ministro do Reino Unido (e de um partido ultra conservador), foi o único a ser contra a revisão do Tratado de Lisboa, que pretende reforçar o euro a partir de um ajuste fiscal na União Europeia. Sendo assim, a Grã-Bretanha fica isolada e em estado de alerta. David Cameron vem se defendendo, dizendo que tomou esta decisão para proteger a economia inglesa.
Todavia, nem todos os ingleses estão de acordo com a decisão tomada por David Cameron. O vice primeiro- ministro Nick Clegg, do partido liberal democrata, acusou o primeiro-ministro de arriscar os empregos ingleses e cortar laços com a União Europeia em um momento de crise. (Baphão!!! Creio eu que essa discórdia vai gerar ainda muitas outras polêmicas...)
Cameron e Clegg
Enquanto isso, nas ruas a população se divide, alguns em apoio a Cameron e outros (muitos) apoiando Clegg. Ainda mais com a grande onda de desemprego (2,64 milhões de pessoas desempregadas, o maior número em 17 anos) que afeta as cidades da Inglaterra, o assunto se torna ainda mais questionado. 
Nível de desemprego no Reino Unido sobe de 7,9% para 8,3% - BBC NEWS
Até agora, no entanto, ninguém imagina quais serão as cenas dos próximos capítulos. O maior medo em relação à decisão tomada por Cameron é que o Reino Unido seja excluído das decisões futuras tomadas pelos países da União Europeia. Além disso, surgem inúmeras perguntas sobre a legalidade do uso de recursos financeiros da União Europeia pelas instituições inglesas. Nas quais podemos citar centenas de museus, universidade e empresas que parcial ou totalmente existem graças ao dinheiro dos cofres da União Europeia. O que leva a acreditar que o país possa de fato estar destinado ao isolamento.

Bem, isso foi o que podemos assistir e presenciar até o momento. Ficamos no aguardo para cenas dos próximos capítulos e como sempre, esperamos um final feliz!!!
Como disse não sou expert em economia e finanças, então encontrei um site em português para aqueles que estiverem interessados em continuar acompanhando o desenrolar dessa história: Crise na economia - SOL
Enjoy it!!!!

Este vídeo mostra uma sessão do parlamento onde os partidos de oposição discutem as 
melhores propostas de solução para os problemas em evidência...
Neste caso a Saúde!!!




4 comentários:

  1. Uh!União Europeia em crise!!!Isso,faz desacredita cada vez mais,no potêncial do homem,que pensa encontrar solução para tudo.Povo dividido nações se defendendo em angústia,inquietas.Já li isso em algum lugar.Expectativa,quando começarem acontecer essas coisas.....Lucas 21:25-31

    ResponderExcluir
  2. Globalização.Eis uma das vilãs neste jogo das nações.Tudo perfeitamente previsível em se tratando de uma reta final,na crise entre as nações.Luta do poder pelo poder.Nações em perplexidade.Quem causou isto?Que resolva.Difícil!Eu diria,impossível.Mas,aí está bem posta, a realidade do mundo hodierno,onde quem manda é o vil metal.Bjos Papis

    ResponderExcluir
  3. Isso é briga de gente grande. E atos impensados podem resultar e perdas para os dois lados.
    Arliones

    ResponderExcluir
  4. É briga de gente "grande" que só afeta a vida de gente "pequena".... Fazer o que?!!! Só dá pra torcer para que as decisões sejam sábias e muito bem pensadas. Bjos

    ResponderExcluir