Boxing Day no Reino Unido é sempre um dia depois do natal. Tradicionalmente era o dia em que os empregadores distribuíam dinheiro, alimentos, roupas ou outros materiais valiosos para os seus empregados. Agora nos tempos modernos, é um dia dedicado aos esportes (corrida de cavalos, futebol, etc) e ao inicio das vendas pós-natal. Tradicionalmente, o uso de cães para caçar raposas era um esporte popular entre as classes mais altas. Imagens com caçadores a cavalo, vestidos com capas vermelhas e cercados por cães de caça, são muitas vezes vistos como símbolo do dia de Santo Estevão. Hoje a caça a raposa é considerado um esporte ilegal, tornando as corridas de cavalos e o futebol os esportes mais populares desta época.
Para muitas pessoas é um dia para se recuperar dos excessos do dia de natal e uma oportunidade para ficar reunido em família, amigos e vizinhos. Algumas pessoas optam por um passeio no campo, enquanto outras vão em busca das liquidações pós-natal em lojas de grande porte, que geralmente começam no boxing day. A maioria costuma passar noites nas filas para aproveitar as grandes promoções oferecidas. É uma data bastante movimentada para os varejistas.
Boxing day é considerado um feriado bancário. Se o boxing day cai num sábado, a segunda-feira é considerada um feriado bancário. Se o natal cai num sábado, segunda e terça-feira é feriado. Todas as escolas, empresas e algumas lojas, estão fechadas neste período. Lembrando que aqui as escolas neste período entre natal e ano novo, só fazem duas semanas de férias retornando as aulas nos primeiros dias de janeiro, ao contrário do Brasil que tem suas maiores férias escolares neste período.
Há muitas histórias por trás da origem do termo “Boxing Day”. Costuma-se dizer que os empregadores davam dinheiro, roupas e alimentos aos seus empregados dentro de uma caixa pequena. Isso ainda é habitual nos dias de hoje, para os entregadores de jornais e para carteiros, embora o presente possa ser dado antes do natal. Nos tempos feudais, os senhores da casa reuniam todos os que trabalhavam em suas terras e distribuíam caixas com produtos práticos, tais como ferramentas, roupas ou comida. E este era considerado o pagamento pelo trabalho feito durante todo o ano passado.
Outras histórias dizem respeito aos funcionários serem permitidos a levar uma parte dos alimentos que sobravam da celebração de natal, sendo sempre colocados dentro de uma caixa, e também a distribuição do dinheiro da caixa de doações das paróquias aos mais pobres.
No Brasil antigamente, lembro das caixas que eram distribuídas para os funcionários de grandes empresas, como as cestas de natal. Hoje (acho eu) que se existe ainda isso no Brasil, é em poucas empresas. Talvez isso lembre um pouco desta tradição vivida fervorosamente aqui pelos ingleses, e também na Austrália, Nova Zelândia e Canadá.
Esta sendo muito bom poder aprender um pouquinho mais sobre essa cultura.
Espero que tenham gostado!
E Feliz Boxing Day!!!
Essa é uma atitude nobre e de reconhecimento de uns para com os outros,que deve ser mantida.Lembro,que,uma época,quando mais jovem,participei de um ato desses.Mas foi uma única vez.Toda obra boa,começa com uns poucos,e que com o passar do tempo tende a morrer ou é modificada.Que pena.O povo de Israel,a cada 50 anos,devolvia para os proprietários,tudo o que haviam adquirido,para que ficassem cientes,que neste mundo nada os pertencia,e,sim,fora emprestado por Deus,para que apenas administrassem.Nus viemos e nus voltaremos.Happy Boxing Day,bato palmas para todos que se envolvem neste ato.Deveria ser mais seguida.Bjos Papis
ResponderExcluirMuito Bom, conhecimento enriquece e nada melhor que aproveitar todos os momentos importantes e interessantes em nossa volta.
ResponderExcluirBeijos
Arliones