sábado, 14 de janeiro de 2012

Irlanda


Conhecida como uma ilha vulcânica de paisagens maravilhosas, a Irlanda é o último reduto do mundo celta na Europa. A chuva constante, o frio (nunca pensei que sairia de Bristol e passaria frio em Dublin) e o vento são as verdadeiras características do tempo neste país. Quanto ao povo podemos dizer que são alegres, simpáticos, cervejeiros, festivos, um tanto quanto diferente dos ingleses (bem mais do que se imagina, apesar da pouca distância que os separa).
Uma terra rica em cultura e tradições, trevos de quatro folhas, broches de ouro e contos de nobreza e heroísmo. Lugar que concede inspiração para alguns dos maiores músicos pops das últimas décadas como U2, Van Morrison, Sinéad O’Connor e The Cranberries.

Dublin
Uma palavra descreve a cidade de Dublin – BOEMIA.
Dublin deve seu nome à palavra Dub Linn, que significa Lagoa Negra. Na foz do rio Liffey, foi a cidade que serviu de santuário religioso para os celtas. Essa posição estratégica voltada para o canal entre as ilhas britânicas foi tomada pelos vikings no século 8 e, depois de muita briga, os mesmos acabaram expulsos pelos normandos. Dessa mistura (sobretudo dos vikings) é que vem o cabelo vermelho, a cultura dos pubs e provavelmente a simpatia dos dublinenses.
Podemos comprovar a simpatia e educação dos dublinenses ao sair em turismo pela cidade. Fomos parados várias vezes pelas pessoas nos oferecendo ajuda, só por nos verem com o mapa da cidade em mãos. Sem falar no simpático senhor que parou se oferecendo para tirar uma foto nossa com a famosa estátua dedicada a James Joyce.  A foto ficou tremida, pois pelo que percebemos ele tinha Mal de Parkinson, mas o que interessa foi a maravilhosa intensão dele em registrar aquele momento. Outro momento que comprovamos a tradicional simpatia e educação dos irlandeses foi quando paramos para admirar, o que achávamos que era a The Old city wall (paredes da antiga cidade), e se aproximou um senhor dando uma aula histórica e geográfica da cidade, além de nos ensinar onde estava à verdadeira “parede antiga da cidade”. E ainda quando caminhávamos por uma das avenidas da cidade, um senhor que tocava o tradicional Bodhrán, tambor irlandês, nos convidou a tocar um pouco e abriu um grande sorriso para a foto. Muito Bom!!!!
Uma cidade com mais de 1000 pubs, não poderíamos deixar de conhecer ao menos os principais. Afinal, ir a Dublin significa em algum momento ir a um típico Pub Irlandês. O pub mais antigo do mundo surgiu na capital irlandesa em 1198: o The Brazen Head. E o legal de tudo isso é que ele ainda existe. Pubs existem por todas as partes da cidade, mas o local mais agitado é a Temple Bar, bem perto da Trinity College e do rio Liffey. Não há como se perder para chegar lá, pois além das placas indicativas, é só perguntar para alguém na rua, pois TODOS sabem onde fica.
Um pouco tremida, pois fiquei com vergonha, porq eles pararam de
tocar para sorrir pra foto!!rsrsrsrs
Na Temple bar, demos uma paradinha básica para foto tradicional na frente do pub com o mesmo nome da rua, The Temple Bar Pub (90% dos turistas passam por ali para a clássica foto).  Conhecido pela sua boa música (ao vivo), a variedade imensa de cervejas, e um lugar perfeito para degustação de comidas típicas. Próxima parada foi no Oliver St. John Gogarty, momento “Irish breakfast” com direito a ostras frescas de entrada, típica comida irlandesa. Aprovadíssima!!! Uma delícia, um prato farto, com variedades desde a típica linguiça, até o black pudim. Ao som de música ao vivo de dois simpáticos irlandeses. Uma experiência e tanto!
Também não poderíamos deixar de dar uma passadinha no Whelan’s pub, famoso pelos seus shows, geralmente com bandas famosas e também por ter sido o lugar onde foi gravado o filme “P.S. I love you”. Claro que como amantes de filmes, este pub era destino certo. Para terminar nosso tour pelos pubs, passamos a virada do ano no Against the Grain pub, onde fizemos amizades através de nossa querida amiga e guia turística em Dublin Sofia. Com direito a rodada de bebidas free (patrocínio do nosso novo amigo Patrick) e no dia mais frio, ventoso e chuvoso, um cafezinho quente de brinde da casa. The best pub em Dublin... Valeu “Patricão” e ao nosso amigo Didi que foi muito parceria!!!
Mas Dublin não se resume só em pubs. Tem os parques, prédios históricos, avenidas, escritores famosos, igrejas e museus. Entre eles visitamos: St Patrick’s Church (6 Euros entrada, mas você pode esperar o horário da missa que daí eles não cobram para entrar, só que não dá para tirar fotos e caminhar por toda a igreja), Dublinia museu (6,50 p/ estudante e 7,50 normal - este museu recria a história de Dublin desde os vickings até o dia de hoje), Ha penny bridge (uma das pontes mais bonitas de Dublin), O’Connell street (uma das mais movimentadas avenidas da cidade), Trinity college (onde está o Book of Kells, escrito em 800 AC com os 4 evangelhos em latim), The Irish house of lords, St Stephen’s Green Park (onde foi filmado uma das cenas do filme “Leap Year”), memorial à Oscar Wilde e a casa onde sua família residia, The old city wall, e claro que não poderia faltar o tour na fábrica da Guinness (Estudante 10,60 Euros - adulto 14,40 Euros) momento mais esperado pelo Alexandre... hehe (que no final da visita saiu com certificado da perfeita pint).
Foram 4 dias bastante intensos, com muito frio, vento e as vezes chuva, mas de um modo geral tivemos tempo muito bom, coisa rara em Dublin.
Nosso agradecimento imenso a nossa amiga Sofia, que nos recebeu em sua casa e foi nossa guia por Dublin, nos mostrando as maravilhas deste país. Com certeza saímos de lá com gostinho de quero mais. Afinal faltou o famoso Irish coffee, teremos de voltar!!!
Nosso passeio pela Irlanda não acaba por aqui, ainda tenho muito para contar sobre algumas cidades vizinhas de Dublin, em que não se pode deixar de visitar como: Limerick, Cliffs of Moher, Doolin, Galway Bay e Howth. 
No próximo post venho falando um pouco sobre essas maravilhas naturais da Irlanda.
Até
Nossa anfitriã Sofia, nos recebendo com Mulled Wine

Temple Bar à noite


Against the Grain, com Didi e sofia na virada do Ano

St Patrick's Church

Dublinia e Parish Church


The Temple Bar pub


Ha penny Bridge

Gogarty e James Joyce


O'Connell Street

Trinity College


The Irish house of lords

Simpatia irlandesa estampada neste sorriso

Saint Stephen's Green Park

Arco famoso por receber shows do Bono, quando ele aparece pro Dublin


Whelan's pub




St Stephen's Green Park


Estilo das casas Irlandesas com uma porta de cada cor


Oscar Wilde


A foto que nosso simpático amigo dublinense bateu com a estátua de James Joyce

Oliver St. John Gogarty pub, típico Irish breakfast





The old city wall


Tour na Guinness


Alexandre servindo a perfeita pint



4 comentários:

  1. Realmente mostra ser um lugar maravilhoso. Gostei muito das fotos e conteúdo escrito. Fico muito feliz em ver que estão podendo desfrutar dessas oportunidades impares, sempre juntos e felizes. Um Grande BEIJO aos dois.

    ResponderExcluir
  2. Uauuuu Ferrr!!!Vc tá ficando craque em descrever os lugares!!Nem precisa viajar pra eles, vc já diz tudooo!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Aninha...
    Fico muito inspirada depois que volto das viagens!!! E quando escrevo parece que estou revivendo todos os momentos...
    Obrigada por nos acompanhar
    Bjo grande

    ResponderExcluir
  4. Hoje. Fomos obrigados a degustar uma Guinness, muito embora aqui no Brasil tá carinha. (Mais Tem e é boa).

    ResponderExcluir