segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Irlanda parte II


Principais pontos de parada na Irlanda
Limerick - Cliffs of Moher – Doolin Village – Burren – Galway Bay


Nossos planos de viagem para Irlanda sempre incluíram um tour pelo seu interior, só que não tínhamos resolvido aonde ir ainda. Então, no nosso primeiro dia de passeio pelo centro da cidade encontramos um destes escritórios de turismo (ruas O’Connell street ou Suffolk street). Foi então que decidimos nosso destino – Costa oeste. Pagamos o preço de 40 euros por pessoa (o guia é o próprio motorista do ônibus), e o tour saia de Dublin, uma rápida parada em Limerick no condado de Clare, Cliffs of Moher (com tempo de 1h30 de passeio pelos cliffs), Doolin Village (com parada para o almoço num típico pub da região), Burren (região rochosa) e Corcomroe Abbey, para finalizar Galway bay. Um passeio e tanto!!!
Nossa guia turística, Patrícia!!!
A viagem começou muito animada, pois a nossa guia Patrícia, era uma pessoa muito extrovertida e pra lá de inteligente... Prendeu-nos atentamente a todas as suas explicações e histórias durante todo o percurso.
Paradinha rápida em Limerick, sob o rio Shannon, para tirar algumas fotinhos do King John’s Castle e partimos em direção a uma das maiores atrações turísticas da Irlanda e também um dos finalistas das 7 Maravilhas do Mundo da Natureza: Cliffs of Moher.
Os Cliffs of Moher (o principal motivo de nosso passeio), são um conjunto de penhascos que se estende por 8 quilômetros. O ponto mais alto atinge 214 metros da altura do mar, e é onde fica a pequena torre chamada de O’Brien Tower, construída em 1835 por Cornelius O’Brien, descendente do primeiro rei da Irlanda, Brian Boru. Ele construiu a torre com a intenção de impressionar as mulheres que visitassem o local. Tenho certeza que não são só as mulheres que ficam impressionadas com toda essa magnifica beleza. A torre estava fechada no dia da nossa visita, creio eu que pela velocidade do vento, mas pelo que ouvi falar a torre fica aberta para visitação pelo preço de 2 euros.
 A formação geológica das falésias (Cliffs em português) é fantástica, e é possível ver as marcas feitas pelos canais fluviais em toda a encosta, sendo moldada ininterruptamente pelas ondas do mar.
É um lugar conhecido internacionalmente, pois serviu como cenário para vários filmes. Os que já assisti foram “Leap Year” e “Harry Potter e o enigma do príncipe”.
Pegamos um dia frio, e tivemos todas as variações do tempo: sol, chuva, granizo, neve e um vento que atingia a velocidade de 65 km/h. Não foi nada fácil ficar parado no topo dos cliffs. Mas com certeza valeu muito a pena... Os cliffs são de uma beleza indescritível e apesar de toda a nebulosidade que pegamos naquele dia, pudemos apreciar as Ilhas Leprechauns que ficam a frente dos cliffs. Sem palavras para descrever o momento, especial demais!
Apesar de não haver um parque tombado ou propriedade que envolva os Cliffs, há um vasto estacionamento, e uma estrutura com banheiro, um museu contado a sua história e também um restaurantezinho onde se pode comer com a vista para os Cliffs.
Depois do Cliffs of Moher, nosso destino foi à região de Doolin Village, onde tivemos um delicioso almoço no típico pub da região conhecido como Mc’Ganns Pub. Um lugar muito aconchegante, com uma lareira gostosa para esquentar um pouquinho, comida boa e bebida irlandesa.
Próxima parada foi na região cárstica (rochosa) de Burren e na igreja do século 12 Corcomroe. Burren é uma região entre Galway e Doolin, famosa por sua paisagem lunar. Apresenta colinas de pedras vulcânicas, cobertas por gramados e salpicadas de rochas. Uma região muito bonita, verde, com aqueles rebanhos de ovelha e vacas espalhados pelos campos, estradas todas muradas de pedras. Um visual de filme mesmo!
Terminamos nosso passeio em Galway bay, a grande baía na costa oeste da Irlanda, entre os condados de Galway e Burren no condado de Clare. Nossa parada se resumiu em um chocolate quente e o retorno para Dublin.
Voltamos para Dublin com sentimento de dever cumprido, pois conhecer a costa oeste da Irlanda em 1 dia nos reservou muitas belezas naturais e muita história para contar pelo resto de nossas vidas. Passeio recomendadíssimo!!!
No próximo post venho contando sobre Howth, pequena vila portuária à 30min de trem de Dublin, que originalmente era apenas uma aldeia de pescadores e hoje é considerada uma área residencial de luxo, com muitos moradores ilustres.
Até!!!
Começo da viagem e começou a nevar!!!


King John's Castle, Limerick


Cliffs of Moher



O'Brien Tower






O vento era tanto que não conseguíamos ficar parados... rsrsrs




Placa em homenagem a todas as pessoas que perderam suas vidas nos Cliffs



Chegando a Doolin, não tem como se perder!!! kkk

McGanns Pub


Burren






Corcomroe Church séc 12



Galway Bay


Logo Abaixo um vídeo que fizemos nos Cliffs of Moher, para mostrar como estava a força do vento...
Enjoy it!!!

4 comentários:

  1. Maravilha Fer!!! Gostei do vídeo.. hehehe ventinho fresco esse!! rsrsrs
    Paisagem realmente deslumbrante!
    Beijos
    Bruna e Eduardo

    ResponderExcluir
  2. A Irlanda é um país fascinante Bru...
    Com certeza recomendo a visita de todos!!!
    Um beijo grande e obrigada por sempre nos acompanhar... Saudades

    ResponderExcluir
  3. Deve ser um passeio maravilhoso. Adorei as fotos.

    ResponderExcluir
  4. Olá amigos. Gostaria de entrar em contato. fernandomarlos@gmail.com

    ResponderExcluir