sexta-feira, 16 de março de 2012

Diferenças Climáticas

Um dos maiores frissons em vir pra Europa é experimentar o frio e a neve, em uma época em que estamos acostumados com muito calor e praia.
Além de muitas expectativas, uma das principais está em saber como enfrentaremos as baixas temperaturas, as alterações climáticas, a propensão para dias chuvosos e cinzas, e a pergunta que nunca cala: como será o verão?!
Depois de 10 meses morando em Bristol, acho que posso dizer que somos testemunhas das alterações climáticas, da neve, e de um verão não muito quente. O que faz com que sintamos falta do bom verão brasileiro, com muito calor, sol e praia.
Como sempre acompanhamos as noticias do Brasil, e pudemos ver que este ano o calor chegou arrasando (com temperaturas de 42- 43°C, e sensação térmica de até 58°C). É nessa hora que até ficamos felizes por estarmos curtindo um friozinho, que neste momento é mais ameno. Porém, no inicio do inverno, alguns países da Europa enfrentaram um frio bastante rigoroso, com temperaturas chegando a -40°C, o que resultou inclusive na morte de mais de 100 pessoas.
A temperatura mais baixa que tivemos aqui na região de Avonmouth foi -12°C, a qual tivemos a oportunidade de sentir na pele, apesar de muitos casacos, luvas, cachecol, chapéu e o próprio Sol que esteve presente no dia.
A neve não chegou para o natal, veio com uns dias de atraso, e também não foi intensa como foi no ano passado. Mas tivemos a oportunidade de presenciar paisagens lindas, nas cidades de Gloucester e Oxford, com muita neve. Em Bristol, não tivemos muita sorte, tivemos mais chuva de gelo do que neve... Mas tá valendo!!! rsrsrs
Apesar de dizerem que a Europa tem o clima mais ameno em comparação com as outras áreas da mesma latitude (devido a corrente do Golfo que torna o clima da Europa mais quente e mais úmido), para quem vem de um país com clima tropical como o Brasil, e enfrenta este clima temperado, vai perceber que a corrente do Golfo não esquenta o suficientemente os ventos costeiros e que umedece muito bem os dias ingleses.
Quando chegamos em Bristol, era verão, e usávamos mesmo assim o aquecimento da nossa casa, além de sair dela com casacos e guarda-chuva. No “forte” do verão, a temperatura máxima foi de 22°C. Foi então que decidimos pegar uma praia, porém sem molhar os pés na água, pois na primeira tentativa de sentir a água, ficamos sem sentir os dedos dos pés... GELADA DEMAIS!!!!
Aqui a temperatura é apresentada em graus Fahrenheit (F°) e no Brasil em graus Celsius (C°),  quando aparece na previsão 45°F, não se engane isso não é calor, na realidade em Celsius isso é igual a 7°C. O cálculo usado para transformar F° em C° é (F° -32)x5:9. Na ausência de um termômetro em Celsius em casa, é bom saber este cálculo. Mas muitas vezes a televisão apresenta a previsão das duas maneiras F° e C°.
Com o tempo tudo se acostuma. Hoje em dia, com temperaturas entre 5°C e 10°C, já conseguimos andar dentro de casa só de camiseta, apesar de que aqui as casas são muito bem aquecidas, e a temperatura que está na rua, não é a mesma do interior da casa. Enquanto na rua está 5°C, dentro de casa esta 15°C-18°C, muito aconchegante.
Aprendemos que não podemos deixar o clima decidir nossas atividades. Principalmente por aqui, que os dias quase sempre são chuvosos, cinzas e frio. Então, faça sua programação independente da previsão. Mas claro, observe sempre a temperatura para prevenir-se com um casaquinho. Chuva, em algum momento do dia sempre terá, mas não se preocupem em carregar guarda-chuva, a chuva por aqui é muito modesta, é como se fosse apenas um chuvisco. Como dizem no Brasil: “Um chove e não molha”. (Ok, nem sempre, mas na maioria das vezes)rsrsrs.
Uma das coisas que me farão sentir saudades da Europa é a ausência de temporais, com trovões e relâmpagos. Em todos esses dias morando aqui, nunca vi uma tempestade com chuva grossa, que alagasse as ruas, ou aquele céu escurecido como se tudo fosse acabar em poucos instantes. Pra quem não gosta de tormenta como eu, aqui é o lugar perfeito!
Nossa preocupação inicial que os dias cinza e chuvosos fossem nos deixar pra baixo e sem ânimo (talvez nos primeiros dias você até fique um pouco desanimado), acabam com o tempo e com os aprendizados. Aprendemos a rotina dos ingleses, como eles fazem para transformar esses dias um pouco mais interessantes e produtivos.
Aproveite o clima menos favorável para passeios, e dê um pulo nos Coffee Shops, para colocar o papo em dia com os amigos, tomar o famoso chá inglês ou até mesmo um delicioso café italiano, bastante conhecidos por aqui.
Apesar de o povo britânico ser mais reservado, eles são bastante criativos e muito bem humorados. Então, como eles sempre dizem: “Enjoy the weather” (Aproveite o clima)!!! Não importa qual será a sua maneira, mas o princípio de tudo é tirar proveito de um dia que para muitos seria improdutivo e torna-lo interessante.
E você, está aproveitando o clima?
Are you enjoying the weather?
Deixe seu comentário, e nos conte como foi seu verão, com muito calor ou com muito frio?

Até o próximo post

4 comentários:

  1. Fer, um show de criatividade em cada post no blog!! Muito legal.. :)
    E respondendo a sua pergunta, o meu verão foi com mtooo calor, sol e praia hehe.. típico do Brasil. Porém ontem o friozinho começou a chegar.. logo inverno o inverno estará por aqui!
    Beijos!
    Bruna e Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruuuu...Muito Obrigada!!!!
      E que delícia de verão heinnnn?!!! Adorei saber que vcs curtiram muito por aí... Aqui curtimos um inverno bem diferente, mas uma experiência e tanto!!!
      Obrigada por sempre contribuir com o blog...Bjo grande
      Saudades

      Excluir
  2. Mais uma vez, amei esse blog,das diferenças climáticas!!Mais o que mais gostei é que aí não dá esses temporais,que tanto nos assustam aqui.Uma das coisas que vou tentar colocar em prática a rotina dos Europeus.Aproveitar o clima menos favorável para passear,nesse inverno ainda bem e se Deus quiser.Pois no verão,muito calor!!Mais ainda bem que estamos morando num lugar abençoado.Com o mar, lagoa bem perto,então como sempre falo no face pra vocês,aqui calor mais sempre um belo ventinho hehehe..Grande beijo.ESTAMOS NA CONTAGEM REGRESSIVA!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade... Essa cidade é muito boa, e estou muito feliz por vcs estarem curtindo td de bom que ela oferece pra vcs!!! Logo, logo estaremos de volta e vamos aproveitar disso juntos!!!
      Bj grande
      Amamos
      SAudade

      Excluir